INSS do contribuinte individual: qual plano escolher
O autônomo é contribuinte individual e tem duas formas principais de pagar o INSS. No Plano Simplificado (11%), a contribuição incide sempre sobre o salário mínimo — é mais barato, mas só dá direito à aposentadoria por idade no valor de 1 salário mínimo e não conta para a aposentadoria por tempo de contribuição. No plano de 20%, você escolhe a base (entre o salário mínimo e o teto) e garante todos os benefícios, com valor proporcional ao que recolheu.
Quando vale cada um
Se o objetivo é garantia mínima com o menor custo, o 11% resolve. Se você quer aposentar por tempo de contribuição, ter um benefício acima do mínimo ou aumentar a base de cálculo do futuro benefício, o 20% é o caminho. Dá para começar no 11% e complementar 9% depois para aproveitar o período.
Exemplo prático
Sobre uma base de R$ 5.000: o plano de 11% custa R$ 178,31/mês (sobre o mínimo) e o de 20% custa R$ 1.000/mês — uma diferença de R$ 821,69, que compra direito a aposentadoria por tempo de contribuição e benefício maior.
Conteúdo educacional — não substitui a orientação de um profissional para o seu caso. Veja o Aviso Legal.